Elimine o Aedes e evite Dengue, Zika e Febre Chikungunya. Saiba agora como...

Reprodução portal Secretaria do Estado 
Caso você seja, uma daquelas pessoas que não acredita no problema que uma simples picada de mosquito pode trazer, está na hora de mudar o seu pensamento. Você ou seus familiares podem ser a próxima vítima do mosquito.

O mosquito Aedes Aegypti pode estar em qualquer lugar tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais, medidas de prevenção precisam ser tomadas urgentemente, se você não eliminar os locais favoritos de criação, ou seja, locais onde a fêmea  deposita os ovos, os mosquitos vão surgir. Eles adoram água parada, podem ficar presos até na paredes dos recipientes domiciliares mesmo quando secos.  São exemplos: poças d'água, pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d'água ou outros reservatórios mal tampados. 

E você que mora no interior, acha que não tem nada há ver com isso? Engana-se!
Você também pode contribuir, e muito,  para EVITAR que qualquer tipo de mosquito se prolifere.  Nunca deixe nenhum dos itens acima,  com água parada, você precisa estar atento também aos tanques de preparação de agrotóxicos, piscinas sem água tratada,  descobertas e com água parada.

 Não largue produtos orgânicos em rios. É muito importante manter sempre limpa as margens de rios e córregos  com matas ciliares, recolha o lixo, mantenha o peixes, pois eles  se alimentam das larvas.  

Siga você também as orientações na foto e as abaixo, as quais são fornecidas pela Secretaria de Saúde do Estado  para realizar um ótimo trabalho de prevenção.
Lembre que Dengue e o Zika Virus são só algumas das doenças transmitidas pelos mosquito Aedes. A Dengue pode levar a Morte e o Zika, você deve estar cansado de ouvir...



Cuide de sua família.

FAÇA A SUA PARTE, NÃO DEIXE O AEDES CHEGAR ATÉ VOCÊ!



Outros medidas que as pessoas podem ter atenção são:
- Verifique se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixe-os fechados ou com telas 
- Observe a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira


Outras dúvidas
Água de piscina é uma ameaça?
Se estiver recebendo o tratamento adequado, com aplicação da quantidade correta de cloro não há problema. Caso contrário, será um criadouro de mosquitos.

É sufuciente apenas tirar a água dos potinhos que ficam sobre os vasos?
Não. Os ovos ficam aderidos às laterais internas dos pratos ou ainda nas laterais externas dos vasos. O ideal é optar por pratos que fiquem bem justos ao vaso e lavá-los com água e sabão, utilizando uma bucha para retirada de possíveis ovos.

Ovos ressecados do aedes também são perigosos?
Sim. Mesmo ressecados, os ovos são perigosos. Eles sobrevivem até um ano sem água e, se neste período entrar em contato com água, o ciclo evolutivo recomeça.

A borrifação de inseticidas mata os ovos ou apenas os mosquitos adultos?
A aplicação de inseticidas elimina apenas os mosquitos adultos. Por isso, a borrifação dos químicos só é eficaz no caso de surtos ou epidemias. Para matar os mosquitos é preciso acabar com os ovos e as larvas. Caso contrário, outros mosquitos nascerão.

O repelente funciona? Quantas vezes deve ser aplicado por dia?
Os repelentes possuem ação limitada e não eliminam o mosquito, apenas o mantém distante.

Velas e incensos ajudam a espantar o aedes?
Velas de citronela ou andiroba têm efeito paliativo. Isto porque o raio de alcance e a duração são restritos.

Aplicar borra de café na água das plantas e sobre a terra ajuda a combater o mosquito?
A eficácia da borra de café não foi comprovada e a sua utilização não simplifica os cuidados atualmente recomendados que são: a eliminação dos pratos ou a utilização de pratos justos aos vasos, a colocação de areia até as bordas dos pratos ou eliminar a água e lavar os pratos com bucha e sabão semanalmente.

O que devemos fazer ao encontrar larvas do mosquito em um recipiente?
Não devemos jogar em ralos, mas sim diretamente na terra.

Qual o cuidado que devemos ter com o cultivo de bromélias?
Dissolver uma colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio) em um litro de água e colocar esta solução no tanque das bromélias semanalmente. Procure utilizar água sanitária de boa qualidade, sem perfume ou outro aditivo qualquer, e não exagere na dosagem para não matar suas plantas.
Outra solução que pode ser utilizada consiste em ferver cem gramas de fumo de corda em um litro de água durante dez minutos. Coar e completar novamente um litro. Quando for utilizar, dissolver 50 ml desta solução por litro de água e completar o tanque das bromélias uma vez por semana. Esta solução além de combater os mosquitos, tem bom resultado também no controle de pulgões e cochinilhas.
O cheiro da borra de café (pó já utilizado para o preparo da bebida) também espanta os mosquitos evitando que os mesmos desovem nas bromélias. Misture duas colheres de sopa de borra em um litro de água e complete o tanque de suas bromélias duas vezes por semana.
Uma vez por mês (ou antes se necessário) esvazie e lave as bromélias para evitar que o acumulo de borra possa sufocar suas plantas.

Comentários