RS tem primeira suspeita de caso de Mormo em ser humano.

foto Ilustrativa

Desde junho deste ano, criadores de equinos estão em alerta com o aparecimento do Mormo no Rio Grande do Sul. A doença é uma bactéria que ataca os animais e seres humanos e não tem cura.
Infelizmente na última segunda, um jovem de 19 anos, trabalhador rural deu entrada na Santa casa de Santana de Livramento com sintomas da doença e está internado na instituição em estado gravíssimo. Ele foi internado na última segunda-feira (17) após ter sofrido uma intoxicação por um pesticida. Segundo matéria do G1, o diretor técnico do hospital, Antônio Cabrera, informou que o jovem apresentou sintomas compatíveis com a doença do mormo e que não descarta que ele tenha sido infectado pela bactéria, mas que é o resultado do exame que vai confirmar ou descartar a doença. O resultado do exame deve ficar pronto em até 96 horas.conforme matéria: "Ele tem 21,7 mil leucócitos, o que marca que ele tem uma infecção por bactéria. Isto é uma bactéria do grupo da pseudomona, a pseudomona mallei, exatamente a que dá essa doença. Existe a possibilidade do mormo, que eu não posso descartar", disse Cabrera.
A doença era considerada erradicada do Estado, até o aparecimento do primeiro caso em junho em Rolante, no Vale do Paranhana. Por causa do mormo,pelo menos seis cidades do Rio Grande do Sul já cancelaram o desfile de 20 de Setembro. Pelo menos 11 casos suspeitos de contágio em equinos estão em análise no estado.
A evolução dos casos da doença no Estado estão sendo acompanhados pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária.

Comentários